Quisemos a velocidade do som com os aviões e a velocidade da luz com a Internet, mas, agora que conquistámos a contemporaneidade absoluta, só conseguimos pensar numa coisa: abrandar. Na quinta edição da bienal ExperimentaDesign, que tem o tempo com tema geral, a ideia está por todo o lado: correr menos e pensar mais, produzir menos e melhor.
Está na hora de desacelerar. Um texto publicado por Vanessa Rato no passado dia 11 de Setembro, no Ípsilon, a propósito da ExperimentaDesign, a decorrer em Lisboa até dia 8 de Novembro.
O tempo. Sempre achei que tem mais importância do que aquela que lhe damos. Mesmo quando pensamos no assunto é para admitir que não temos tempo. Às vezes é preciso parar e retroceder para avançar - nem sempre correr significa andar para a frente.
Dá que pensar { ... }
Share
aihhh o tempo... tudo acelera mas a arquitectura não amadurece :)
ReplyDeleteContinuo a achar que queremos tudo demasiado depressa... às vezes porque sim, outras porque somos obrigados a isso. Depois estamos sempre demasiado ocupados para viver... e a boa arquitectura certamente não se faz a correr.
ReplyDeleteEnfim, é um assunto que, por saber que só muito teorica e aparentemente depende de mim, me deprime um pouco!