travel + Tenerife

Tuesday 31 August 2010



Andei desligada da net durante as passadas 2 semanas. Abandonei o blog e o facebook, consultei o e-mail só para assuntos importantes... numa palavra: férias.

Para a semana de férias de Verão deste ano soube bem escolher um destino mais calmo, onde o sol, a praia e a natureza são os pontos fortes: Tenerife, a maior das Ilhas Canárias.
Ficamos em Puerto de la Cruz, em tempos a principal estância turística, agora uma cidade simpática que cruza turismo com um certo ambiente pitoresco. Aí passeamos pela Plaza del Charco, pelo porto pesqueiro, pelos Lagos Martiánez e pelas areias negras da Playa Jardin.

Alugamos um carro e percorremos estradas aos ziguezagues para visitar algumas pequenas povoações como Garachico e as estâncias turísticas mais concorridas como Los Gigantes, Las Américas e Los Cristianos.
Perdemo-nos também pela capital Santa Cruz de Tenerife, onde tive a oportunidade de admirar obras de Calatrava e Herzog & De Meuron. Daí seguimos para localidades como La Laguna ou La Orotava, onde a construção de varandas tipicamente espanholas atinge o seu auge na bela Casa de los Balcones.

Embora me agrade a naturalidade das areias negras características das praias localizadas em ilhas de origem vulcânica, não quisemos também deixar de visitar a paradisíaca praia de Las Teresitas, criada artificialmente a partir de areia vinda do deserto do Sahara. Já na costa sul, os ventos de La Tejita e El Médano deram-nos a oportunidade de experimentar a água mais quente e com mais ondulação da ilha com praticantes de windsurf a servir de pano de fundo.

Mas o ponto mais alto da viagem viria, literalmente, com a visita ao Parque Nacional del Teide. Declarado pela Unesco como Património Mundial, o vulcão Pico Viejo é o ponto mais alto de Espanha e das ilhas do Atlântico, atingindo no topo 3718m de altitude. Nós não subimos tão alto, mas o Teleférico ajudou-nos a atingir os 3550m - o ponto mais alto a que alguma vez subi.
Embora admita não ser grande fã de caminhadas (o conceito agrada-me, mas o cansaço e a preguiça vencem-me sempre...) aconselho a visita: é um lugar natural de características atmosféricas e geográficas únicas. Visível a partir de toda a ilha e com vistas para as outras ilhas canárias que rodeiam Tenerife revela-se particularmente especial para quem gosta de perder-se entre a natureza durante horas.

Foram dias de sol e calor, acompanhados pela variada gastronomia espanhola, sem horários a cumprir e sem tarefas a realizar... o que tornou muito difícil o regresso à vida de todos os dias. Mas enfim: se não regressarmos desta viagem não podemos partir para a próxima!

[Não se esqueçam de ver o resto das fotos aqui.]

Share

3 comments:

  1. Penso que ainda tenho um pouco de areia preta no cabelo!!! :)

    Acho que deveríamos voltar para Tenerife já no próximo voo, para dar um último mergulho, para tirar melhorar a areia, não!? :P

    ReplyDelete
  2. Querias!
    O próximo voo vai ser para uma cidade cheia de história, museus e monumentos para visitar :p

    ReplyDelete
  3. thx for sharing these beautiful non touristic pics of Teneriffa !

    ReplyDelete

Ana Pina | blog

All rights reserved | Powered by Blogger

^