Tirar fotos... é muito mais complicado do que parece!
Quando se trabalha na área da arte e produção manual o nosso trabalho abrange todas as fases, desde a pesquisa e compra de matéria-prima, até à produção propriamente dita e à criação da imagem, divulgação (na internet e fora dela), venda, embalagem ou mesmo à contabilidade... e muitas dessas fases acabam por consumir mais tempo do que aquilo que à primeira vista é o mais importante: o produto - mas todas essas fases são necessárias e devem ser consideradas como parte do mesmo todo.
Depois de muito trabalhar e produzir, o resultado final ainda está longe do desejado... para divulgar as peças é preciso tirar fotos e trabalhá-las, apontar medidas, criar descrições detalhadas para a loja, imprimir etiquetas e preparar embrulhos. O mais engraçado é que o tempo "perdido" em todas estas tarefas mais ou menos criativas geralmente nem sequer é contabilizado quando se faz as contas ao preço da peça - o que será no mínimo injusto e anti-lucro. A verdade é que é difícil contabilizar este tempo e a paciência que consome... é verdade também que é difícil que o consumidor se aperceba e que esteja disposto a pagar por isso.
O trabalho artesanal é muito desvalorizado... isto é, as pessoas dão valor, mas nem sempre estão dispostas a pagar determinado preço por ele - o justo.
Perco imenso tempo a tirar fotografias às peças e às vezes o resultado é frustrante! É preciso procurar o sítio ideal, a melhor luz natural, escolher um fundo atraente que não ofusque as peças, pegar na máquina, escolher o ângulo, garantir um plano geral e acentuar a beleza de alguns pormenores e... tirar muitas e muitas e muitas fotos! E só uma minoria se aproveita. Depois da selecção é conveniente tratar as imagens num programa no computador e depois, sim, colocá-las no Flickr.
Depois de muita tentativa e erro acabei por encontrar a janela com a melhor luz da casa - mas só a determinada hora do dia! - e escolher fundos que, sendo simples, acabam por valorizar as peças sem se intrometer. Nem sempre o resultado me agrada, mas continuarei a aprender - sempre!
E vocês, que truques usam para tirar as fotos ao vosso trabalho?
>>
Taking photos... is much more complicated than it seams!
When working in the field of art and craft our work must cover all stages, from the research and purchase of raw material until the production itself and the creation of the brand image, divulgation (online and offline), sale, packaging, accounting and so on... many of these phases end up consuming more time than what at first sight is the most important: the product - but all these steps are necessary and should be considered as part of the same whole.
After much work and handcrafting the final result is still far from desired... after creating the pieces one needs to take photos and work them out, take measures, create detailed descriptions for the shop, print labels and prepare packages. The ironic thing is that time "lost" in all these more or less creative tasks often is not even counted when calculating the final price of the piece - which is at least unfair and anti-profit. The truth is that it's difficult to count the time and patience these tasks consume... it's also true that it's difficult for consumers to be aware of and willing to pay for it.
The workmanship is very underrated... that is, people value, but aren't always willing to pay a certain price for it - the fair price.
I lose a lot of time taking pictures and sometimes the result is frustrating! I must seek the ideal place, the best natural light, choose an attractive background that doesn't overshadow the pieces, pick up the machine, choose the angle, ensure an overall plan and accentuate the beauty of some details and... take lots and lots and lots of photos! And only a minority is selected. After the selection is appropriate to treat the images in the computer, then, yes, put them on Flickr.
After much trial and error I finally found the window with the best light in the house - but only at a certain time of day! - and pick backgrounds that are simple, but yet value the pieces without intruding. The result don't always pleases me, but I will continue to learn - always!
And you, what tricks do you use to take pictures of your work?
Quando se trabalha na área da arte e produção manual o nosso trabalho abrange todas as fases, desde a pesquisa e compra de matéria-prima, até à produção propriamente dita e à criação da imagem, divulgação (na internet e fora dela), venda, embalagem ou mesmo à contabilidade... e muitas dessas fases acabam por consumir mais tempo do que aquilo que à primeira vista é o mais importante: o produto - mas todas essas fases são necessárias e devem ser consideradas como parte do mesmo todo.
Depois de muito trabalhar e produzir, o resultado final ainda está longe do desejado... para divulgar as peças é preciso tirar fotos e trabalhá-las, apontar medidas, criar descrições detalhadas para a loja, imprimir etiquetas e preparar embrulhos. O mais engraçado é que o tempo "perdido" em todas estas tarefas mais ou menos criativas geralmente nem sequer é contabilizado quando se faz as contas ao preço da peça - o que será no mínimo injusto e anti-lucro. A verdade é que é difícil contabilizar este tempo e a paciência que consome... é verdade também que é difícil que o consumidor se aperceba e que esteja disposto a pagar por isso.
O trabalho artesanal é muito desvalorizado... isto é, as pessoas dão valor, mas nem sempre estão dispostas a pagar determinado preço por ele - o justo.
Perco imenso tempo a tirar fotografias às peças e às vezes o resultado é frustrante! É preciso procurar o sítio ideal, a melhor luz natural, escolher um fundo atraente que não ofusque as peças, pegar na máquina, escolher o ângulo, garantir um plano geral e acentuar a beleza de alguns pormenores e... tirar muitas e muitas e muitas fotos! E só uma minoria se aproveita. Depois da selecção é conveniente tratar as imagens num programa no computador e depois, sim, colocá-las no Flickr.
Depois de muita tentativa e erro acabei por encontrar a janela com a melhor luz da casa - mas só a determinada hora do dia! - e escolher fundos que, sendo simples, acabam por valorizar as peças sem se intrometer. Nem sempre o resultado me agrada, mas continuarei a aprender - sempre!
E vocês, que truques usam para tirar as fotos ao vosso trabalho?
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Taking photos... is much more complicated than it seams!
When working in the field of art and craft our work must cover all stages, from the research and purchase of raw material until the production itself and the creation of the brand image, divulgation (online and offline), sale, packaging, accounting and so on... many of these phases end up consuming more time than what at first sight is the most important: the product - but all these steps are necessary and should be considered as part of the same whole.
After much work and handcrafting the final result is still far from desired... after creating the pieces one needs to take photos and work them out, take measures, create detailed descriptions for the shop, print labels and prepare packages. The ironic thing is that time "lost" in all these more or less creative tasks often is not even counted when calculating the final price of the piece - which is at least unfair and anti-profit. The truth is that it's difficult to count the time and patience these tasks consume... it's also true that it's difficult for consumers to be aware of and willing to pay for it.
The workmanship is very underrated... that is, people value, but aren't always willing to pay a certain price for it - the fair price.
I lose a lot of time taking pictures and sometimes the result is frustrating! I must seek the ideal place, the best natural light, choose an attractive background that doesn't overshadow the pieces, pick up the machine, choose the angle, ensure an overall plan and accentuate the beauty of some details and... take lots and lots and lots of photos! And only a minority is selected. After the selection is appropriate to treat the images in the computer, then, yes, put them on Flickr.
After much trial and error I finally found the window with the best light in the house - but only at a certain time of day! - and pick backgrounds that are simple, but yet value the pieces without intruding. The result don't always pleases me, but I will continue to learn - always!
And you, what tricks do you use to take pictures of your work?
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Olá Ana,
ReplyDeleteÉ isso mesmo, como há pouco comentei no FB, o trabalho fotográfico é muito importante e consome muito tempo. Na minha loja 75% do tempo é dedicado a tudo o resto que não propriamente os produtos. É assim mesmo:)
Quanto a sugestões, no caso do teu trabalho penso que poderá ser útil: se usares duas placas de K-line, uma na horizontal e outra vertical, virada para a janela com boa luz natural, mas nunca com luz directa, e fotografares por cima da placa vertical, vais ver que luz fica espalhada pela fotografia de uma forma melhor...
não sei se me expliquei bem...se tiveres dúvidas manda-me um e-mail que eu tento ajudar!
Yes, pricing and photography - both always very difficult! I used to take photos outside in the sun. Recently I have set up lights inside so I can take them any time. Both have different difficulties. Certainly cropping and brightening when editing are very important for me. All the best, Lou.
ReplyDeleteJá pensámos comprar um mini estúdio fotográfico mas o investimento é grande.
ReplyDeleteNós tiramos as nossas fotografias no exterior com luz natural, com o sol filtrado e só a determinadas horas para tirar o melhor partido possível da luz. Isto com vento e animais à nossa volta é por vezes uma tarefa muito complicada :)
A quantidade de fotografias tiradas é sempre muito elevada, depois há que as escolher, editá-las num programa de fotografia ou photoshop e finalmente publicá-las. É mesmo como dizes Ana, todo este trabalho de bastidor é completamente invisível :)*
Basicamente o meu processo é o mesmo, mas desde que haja uma boa luz natural, o tratamento no photoshop é mínimo. Há alturas em que a foto ideal surge no 1º ou segundo clique, outras vezes é preciso tirar fotos e fotos...Concordo plenamente que muitas vezes o consumidor não se apercebe do tempo que ser 'perde' em todo este processo. Já dei por mim várias vezes a explicar como tudo se processa, mas hoje em dia não me incomodo sabes...se não percebem todo o trabalho e tempo investido numa peça, esse cliente pode ir comprar uma peça a uma marca de franchising, provavelmente condiz mais com o espírito de consumir e deitar fora... Felizmente tenho clientes fantásticos que percebem e dão valor ao meu trabalho :)
ReplyDeleteObrigada a todas pelas dicas! Estou certa de que continuaremos sempre a aprender e a melhorar este processo...
ReplyDeleteSílvia, tens feito um óptimo trabalho na Loja de Estar, as tuas fotos são fantásticas!
Maria, das tuas fotos nem falo, porque as acho deliciosas... podem dar trabalho, mas é bem recompensado ;)
Susana, tens razão quando dizes que não vale a pena perder muito tempo com quem não compreende... infelizmente há quem não dê valor por muito que se perca tempo a explicar o processo!
Beijinhos e bom trabalho para todas :)
Quando li o teu post lembrei-me logo deste:
ReplyDeletehttp://greyscalegorilla.com/blog/2010/10/studio-lighting-setup-with-a-homemade-ring-light/
Espero que seja uma ajuda. :)
Beijos e continuem todas com o óptimo trabalho que fazem!
Olá Ana,
ReplyDeleteA sugestão da Silvia é a mais económica (em tempo e dinheiro) e é a que utilizo mais, um fundo sem ruído é o melhor, e não há nada como a luz da manhã, que não provoca sombras. As fotografias que costumo tirar com essa luz matinal requerem muito pouco tratamento ou quase nenhum, as cores ficam muito próximas da realidade e a luz é a suficiente. Outra sugestão é nunca utilizar flash.
O tempo que se perde a tirar as fotografias, é tempo que estamos a aprender e isso é produtivo de futuro. As últimas fotografias que tirámos são sempre mais rápidas do que foram as primeiras graças ao tempo que gastámos com isso.