resoluções

Tuesday 4 January 2011

living room | window (014)
Orquídea
atelier (09)
Bolo Rei de chocolate + Pão de Ló

Embora não goste muito de estabelecer e partilhar resoluções de ano novo é inevitável ter algumas... sejam sonhos mais difíceis de atingir, desafios que se pretendem atingir, coisas que se querem ter ou hábitos que se desejam criar.

A minha lista tem um pouco de cada. Tem também muita incerteza pelo meio - o que não ajuda quando se trata de uma lista de resoluções... mas, talvez a solução (gostava de sentir-me mais convicta ao chamar-lhe assim) esteja em não ter todas as respostas logo à partida.

O que mais marcou o ano de 2010 foi a vontade de mudar, o medo de mudar e a incerteza acerca de como operar a mudança. Durante o ano atravessei fases em que simplesmente não sabia o que queria, em que me sentia totalmente perdida ao olhar para o futuro, em que questionava todo o esforço, em que achava que devia obrigar-me a aceitar o que tenho, em que tinha a certeza de que nunca conseguiria conformar-me, em que desejava ter coragem para tomar uma decisão radical, em que desejava ser racional e conseguir atingir os meus objectivos gradualmente, em que sabia exactamente o que queria e em que apenas sabia o que não queria...

Apenas uma coisa é certa: foram mais as alturas de indecisão do que de certeza e cheguei ao fim do ano com a sensação frustrada de que nada iria mudar. Sei que tenho que acreditar que sim. Sei também que nada acontecerá se não fizer por isso, mas... bem... acho que ainda estou à procura do melhor caminho a seguir e quanto a isso não sou capaz de tomar resoluções que não saiba à partida que pretendo realmente cumprir. Vou limitar-me ao que sei que quero, ainda que aparentemente não me leve a lado nenhum.

Durante 2011 quero/tenho que...
... no que respeita a actividades:
- inscrever-me num workshop de joalharia - finalmente.
- voltar a praticar yoga ou descobrir outra actividade física que me preencha.
- aprender coisas novas, como tricot ou crochet.
- voltar a pintar.
- estabelecer um esquema de artigos regulares no blog - com novidades.
... no que respeita à vida:
- reduzir ao mínimo o consumo de carne, fazer ainda mais (quase só) refeições vegetarianas.
- reduzir o consumo de doces, que se tem vindo a tornar gradualmente proporcional ao aumento do meu estado depressivo.
- deixar definitivamente de roer as unhas - começa a ser ridículo continuar na fase da "tentativa" após tantos anos.
- ler mais e ver menos televisão - que já está praticamente reduzida a filmes, mas ainda assim.
- cortar o cabelo regularmente - a começar já.
- convidar mais vezes amigos para jantar lá em casa.
- obrigar-me a sair nas noites de fim-de-semana, mesmo quando me sinto cansada e com vontade de deitar-me, para depois não me sentir frustrada porque nunca faço nada.
- fazer uma viagem para um novo país - ainda não decidi qual.
... no que respeita a finanças:
- libertar-me do peso que o dinheiro, inevitavelmente, tem na nossa vida e deixar de olhar para a conta quando decido gastar mais do que devia em algo que me dá realmente prazer.
- libertar-me do peso que o dinheiro tem na nossa vida, procurando encontrar mais prazer em coisas que não implicam gastar dinheiro.
- desligar-me do valor do dinheiro e concentrar-me no facto de que se tenho aquilo de que preciso não há porque pressionar-me pelo facto de a poupança no banco não ser tão avultada quanto desejaria.
- descontrair-me relativamente ao facto de no meu emprego trabalhar à hora (enquanto sou explorada - oops! desligar-me disso também), passar a sair mais cedo (talvez tirar um dia só para mim?), dedicar mais tempo a coisas que gosto de fazer e não limitar-me ao que tenho de fazer.

Aquilo que ocupa a maior parte do meu tempo e que mais tem pesado ao longo dos últimos anos é precisamente o emprego para o qual tenho que obrigar-me (literalmente) a levantar da cama todos os dias. Confesso que tenho medo de um dia cair na inércia e deixar de conseguir levantar-me... às vezes tenho simplesmente pena que isso não aconteça.
Ainda que o meu emprego não me preencha, neste momento não consigo ter perspectivas de mudar ou encontrar uma decisão acerca do que gostaria realmente de fazer se pudesse trocá-lo por outro. Não quero outro emprego idêntico, nem melhor, monetariamente falando, mas que também não me realize.

A resolução mais importante é, portanto e sem surpresas, também a mais difícil... mas isso... dará um dia para todo um outro post!

E vocês, o que desejam concretizar durante 2011?

>>

Although I don't like much to establish and share new year's resolutions is inevitable to have some... dreams that are more difficult to achieve, challenges that we want to accomplish, things that we want to have or habits that we wish to establish.

My list has a little of each. It also has a lot of uncertainty in the middle - which doesn't help when it comes to a list of resolutions... but perhaps the solution (I'd like to feel more confident when it comes to call it that) is not having all the answers at the beginning.

What most marked the year 2010 was the willingness to change, the fear of change and the uncertainty about how to operate the change. During the year I went through phases when I just didn't know what I wanted, when I felt totally lost when looking to the future, when I questioned the whole effort, when I thought that I should just force me to accept what I have, when I knew that I could never conform myself, when I wished to have the courage to make a radical decision, when I hoped to be racional and able to achieve my goals gradually, when I knew exactly what I wanted and when I only knew what I didn't want...

Only one thing is certain: there was more indecision than certainty and at the end of the year I was feeling frustrated knowing that nothing would change. I know I have to believe it will change. I also know that nothing will happen if I don't do it myself, but... well... I think I'm still looking for the best way to go, so I can't make resolutions that I don't know in advance that I intend to actually deliver. I will limit myself to what I know, though apparently it won't take me anywhere.

During 2011 I want to/have to...
... concerning activities:
- take a jewelry workshop - finally.
- practice yoga regularly again or discover another physical activity that satisfies me.
- learn new things, like knitting or crochet.
- paint again.
- establish a series of regular articles on the blog - try something new.
... concerning life:
- minimize the consumption of meat, do even more (almost exclusively) vegetarian meals.
- reduce the consumption of sweets, which has gradually increased as well as my depression.
- cease to nail biting - it's ridiculous to continue at the "attempt" after so many years.
- read more and watch less television - which is already practically reduced to movies, but still.
- cut my hair regularly - starting now.
- invite friends for dinner at home more often.
- force me to go out on weekend nights, even when I feel tired and want to go to bed, so after I won't feel frustrated because I never do anything.
- make a trip to a new country - haven't decided which one yet.
... concerning finances:
- to rid myself of the weight that money inevitably has on our lives and stop looking to the bill when I decide to spend more than I should on something that really gives me pleasure.
- to rid myself of the weight that money has on our lives, seeking to find more pleasure in things that don't involve spending money.
- disconnect myself of the value of money and concentrate on the fact that if I have what I need there's no need to pressure me about the fact that the savings in the bank are not as copious as I wished.
- feel relaxed about the fact that in my job I get paid per hour (while I'm explored - oops! relax about that too) and feel free to leave early (maybe have a free day for myself?), spend more time with things I like to do and not only with things I have to do.

What occupies most of my time and what's definetely been having an excessive weight over the past few years is the job for which I have to force myself (literally) out of bed every day. I confess I fear one day I'll fall into the inertia and won't be able to get up... sometimes I just have pity that it doesn't happen. Even though my job doesn't fulfill me, for now I don't have any prospect of finding a valid alternative or a decision about what I would really like to do if Icould exchange it for another. I don't want another similar job, or a better one, monetarily speaking, that won't fulfill me either.

The most important resolution is, therefore and not surprisingly, also the most difficult... but this... will one day give to a whole new post!

How about you, what would you like to achieve during 2011?

Share

6 comments:

  1. E como sabes que te compreendo tão bem (depois deste post ainda mais, sofremos do mesmo mal), resta-me desejar-te muita força e uma luzinha no fundo do túnel (talvez seja a parte mais difícil, quando sabemos o que queremos sabemos qual o caminho a seguir) para te dar a segurança necessária para mudar! E entretanto, talvez ajude saberes que não estás sozinha :)

    Beijinho
    Adriana

    p.s: A mim ajudou-me dedicar 1h antes de sair para o trabalho àquilo que gosto mesmo de fazer... dá-nos uma força nova para nos levantarmos da cama!

    ReplyDelete
  2. bem ana, consigo rever-me nas tuas palavras, mas num estado de passado. sabes, "I've been there" e sei bem o que sentes. soluções não há! mundos perfeitos também não. mas ficar quieta a ver o tempo passar é que não pode ser:) tu saberás encontrar o teu caminho. boa sorte!

    ReplyDelete
  3. Algumas das tuas resoluções são como as minhas... Em relação ao trabalho também já estive lá... Agora estou 100% dedicada ás minhas artes e sinto-me preenchida mas... É um projecto ainda muito bebé e ainda tem os seus custos... E exige muito de mim física e psicologicamente!...

    Desejo-te muita força para realizares todas as tuas resoluções e... Decisões =)

    Beijinhos ;P

    PS: Se tiveres curiosidade espreita aqui um pouco mais de mim...

    ReplyDelete
  4. Olá Ana!

    Até há bem pouco tempo sentia-me assim, presa na rotina, sem conseguir realizar a minha vida sonhada, embora sabendo o que desejava, mas sem coragem ou força suficiente para lutar pelo meu objectivo.
    A mudança inevitável deu-se, quando eu decidi que já não fazia sentido estar no meu antigo emprego, sem me sentir realizada e a suspirar por uma outra vida que não aquela.
    Em 2010 decidi deixar tudo para trás das costas e estou a abraçar uma nova carreira: ilustração. São ainda passinhos bem pequenos, é certo, ainda tenho um part-time para me ajudar a pagar as contas, mas o importante foi ter a coragem de mudar. Só assim podemos ter um vislumbre de felicidade. É que os dias têm a incrível capacidade de passar depressa demais.

    Um beijinho e nunca desistas das tuas capacidades e dos teus sonhos, isso seria desistir de ti mesma*

    ReplyDelete
  5. Como te compreendo... :/
    Tanto que até parece que acabei de ler um texto escrito por mim ou sobre mim. Há alturas em que parece que estou no meio de um cruzamento com muitas estradas por onde seguir e sem nenhuma indicação, mas acho cada vez mais que devemos correr atrás daquilo que nos dá realmente prazer porque só isso nos realiza.
    Quem sabe o ano novo não nos traz mais certezas..
    Beijinhos
    Telma

    ReplyDelete
  6. ia a escrever q parecia estar a ouvir-me e parece que n sou a única! :D
    os tempos são adversos, mas ao mesmo tempo excitantes. põe o teu optimismo a teu favor e o que conseguires mudar, muda e o que não consegues, aceita.
    excelente 2011 ana!

    ReplyDelete

Ana Pina | blog

All rights reserved | Powered by Blogger

^