2010 revisitado

Thursday 30 December 2010

atelier (08)
Camelia necklace
Feiras Francas (29)
Frida | sleeping is my favorite hobby! (04)
at the window (02)
Bolo de ananás (02)
living room | reading (04)
Tenerife 08'10 (113)
Madrid 11'10 (088)
Porto | Mercado do Bolhão (009)
S. João | noite (01)
Lisboa 06'10 (016)

Mais um ano passou. Mais um balanço se faz, ainda que involuntariamente. Ainda não bebi o champanhe, ainda não comi as passas, ainda não comecei a contagem decrescente ao som das últimas 12 badaladas do ano, mas ainda assim... ainda que não goste de reduzir o ano que passou a uma lista de eventos e o ano que aí vem a um conjunto de desejos... difícil é resistir à tentação de ver no dia 1 um recomeço.

As pessoas são as mesmas. Os lugares, eventualmente, também. É difícil mudar, mesmo quando se deseja a mudança - ou talvez ainda mais quando é desejada, porque aquilo que acontece por ser inevitável é sempre mais natural, por muito que nos custe. Estou cansada de hesitações, de passinhos pequenos que caminham sem saber muito bem para onde, com uma vaga ideia do que outrora foi a meta traçada, de sonhos que mal lembro depois de acordar. Estou cansada de sonhar, porque embora faça falta, só é essencial quando a vida que não queremos viver tem que ser compensada pelo mundo encantador da imaginação.

Tenho ouvido toda a vida dizer que sou intransigente, exigente, impaciente e talvez demasiado revoltada para resignar-me (como dizem alguns que devia) com o triste espectáculo do mundo, quando este não me agrada... quando na verdade o que estou é farta de ser comedida, razoável, e racional, quando o que quero é ter tudo aquilo a que exijo ter direito - a minha felicidade.
Quero mais para mim. Mesmo que concretizar todos os sonhos nos pareça impossível, às vezes só sonhamos tanto para que pelo menos algum se concretize e nos faça ganhar novas forças para lutar pelo próximo...

O ano que passou trouxe novas aventuras, sobretudo a nível do projecto {anapinatelier}. Participei pela primeira vez em eventos em que pude divulgar o meu trabalho e contactar directamente com o público. As peças de bijuteria ganharam novas formas, cores e materiais e pela primeira vez os meus desenhos e ilustrações foram mostrados ao mundo e por ele recebidos de braços abertos. As Feiras Francas de Novembro foram, sem dúvida, o evento de maior destaque e com mais significado para mim.
Tive também a honra de ver uma entrevista minha publicada no inspirador blog Vidas Crafty... obrigada Elsa!

Foi também o primeiro ano passado na casa nova, que está agora mais confortável, onde desfruto de um atelier só para mim! Esta mudança marcou também o início de uma nova relação com a cidade - agora estou a um passo do centro do Porto, onde passeio muito mais (e a pé!), onde descubro uma cidade nova todos os dias, mesmo nos lugares mais antigos, onde gosto de redescobrir a tradição em espaços como o Mercado do Bolhão ou numa noite de S. João com direito a sardinhada à porta de casa.
Novas receitas foram experimentadas, agora numa nova cozinha, cozinhadas num novo forno, servidas numa mesa maior! Tivemos até direito a uma árvore de Natal, que já há 2 anos não tinha o prazer de decorar.

Foi também um ano de viagens... regressei a Lisboa onde desta vez tive a oportunidade de visitar a deliciosa Retrosaria, regressei também a Madrid, para um memorável concerto de Arcade Fire e visitei novos sítios, igualmente em Espanha: Lugo e redondezas na Primavera, Tenerife no Verão.

Eu cheguei aos 30 e o blog completou 1 ano, celebrado com o meu primeiro giveaway!
Inspirei-me muito, ouvi muita música, fui ao cinema muito menos vezes do que antes, pus alguma leitura em dia, experimentei coisas novas (como o surf... quem diria?) e voltei a sentir a areia debaixo dos meus pés nas praias do Porto...

Mas a vida não é só feita de grandes datas e bons momentos... foi também um ano em que vi a Frida gravemente doente pela primeira vez, em que a tristeza de a deixar internada só foi ultrapassada pelo alívio de a ver voltar, mais magra... mas bem e feliz!
Um ano em que me despedi com tristeza de Saramago... e em que sorri com carinho recordando-o junto a Pilar.

Para terminar, deixo-vos com um poema de Miguel Torga, que sempre me deu força.
Ainda que os dias pareçam iguais, lutemos para que sejam diferentes: mais vividos, mais coloridos, mais únicos... Desejo que o novo ano de 2011 seja preenchido desses bons momentos, plenos de criatividade, sucesso e mudança!

Sísifo

Recomeça…
Se puderes,
Sem angústia e sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro,
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.

E, nunca saciado,
Vai colhendo
Ilusões sucessivas no pomar
E vendo
Acordado,
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças.

Miguel Torga, in Diário XIII

>>

Let the new year be filled with happy moments... full of creativity, joy and success!

Happy 2011 to all!

Share

5 comments:

  1. Feliz 2011 também para ti Ana!
    Eu gostei muito de em 2010 descobrir as tuas criações! Se fizesse um post "2010 revisitado" incluiria o teu blog como uma das boas surpresas!

    ReplyDelete
  2. Desejo-te um 2011 em cheio!... Cheio de Alegria... Cheio de cor... Cheio de Amizades... Cheio de criatividade... Cheio de Amor!...

    Desejo-te um 2011 em pleno =)

    Beijinhos ;P

    ReplyDelete
  3. Olá Andreia! Também foi um prazer para mim descobrir o teu trabalho e passar a acompanhar o teu blog... muito obrigada pelas tuas palavras :)

    Olá Libelinha, agradeço os teus desejos para 2011! Espero que o teu novo ano também seja pleno de sonhos concretizados e momentos felizes :)

    Beijinhos

    ReplyDelete
  4. beautiful pics and creations ! Happy to have read your blog this year ! Have a great 2011 !

    ReplyDelete
  5. Adorei este post Ana. Ainda não fiz o meu balanço de 2010, mas o melhor que guardo dos anos que passam são quase sempre as pessoas. Este ano tive a oportunidade de te conhecer e sou mais feliz por isso. Espero que em 2011 encontres o caminho dos teus sonhos e todo o reconhecimento que mereces :)**

    ReplyDelete

Ana Pina | blog

All rights reserved | Powered by Blogger

^