Mercado do Bolhão

Monday 15 November 2010

Porto | Mercado do Bolhão (001)
Porto | Mercado do Bolhão (009)
Porto | Mercado do Bolhão (010)
Porto | Mercado do Bolhão (007)
Porto | Mercado do Bolhão (012)
Porto | Mercado do Bolhão (017)
Porto | Mercado do Bolhão (013)
Porto | A Pérola do Bolhão

Depois deste post, mal podia esperar pela oportunidade de visitar o Mercado do Bolhão em actividade e contribuir com artigos frescos do comércio local para a minha despensa.

O Bolhão é um marco da cidade do Porto - toda a gente reconhece o edifício e a boa disposição das vendedoras sempre prontas a meter conversa e a trocar mimos como "ó'more, diga-me então o que vai ser hoje" ou "não quer nada hoje, minha rica?" como se nos conhecessem.
Ninguém deveria visitar o Porto sem fazer uma visita ao Bolhão.

A construção deste edifício de dois pisos que ocupa um quarteirão ladeado por quatro importantes ruas da cidade remonta ao início do século XX. Para além de oferecer a quem o visita produtos frescos como fruta e legumes, carne e peixe, charcutaria e queijo, pão e flores, especiarias e souvenirs ou até restaurantes com comida típica, o Mercado é rodeado por algumas das mercearias especializadas com mais fama e mais antigas da cidade, como é o caso da Pérola do Bolhão.

Só é lamentável o estado de degradação que alastra pelo edifício, que faz com que sejam já muitas as lojas fechadas, sobretudo se pensarmos que o projecto de recuperação está prometido há mais de 15 anos... desde aí as propostas foram muitas e chegaram a roçar o disparate da demolição do interior para a conversão num pseudo shopping... a recuperação é essencial, mas feita com consciência.

O Bolhão é uma festa de cores, cheiros e sabores! Visitá-lo foi uma deliciosa viagem e prometi a mim mesma que irei fazê-lo mais vezes - com o Metro à porta não há desculpas.
Quem puder que faça o mesmo, neste e noutros mercados tradicionais - há hábitos que sabe bem recuperar.

[+ fotos aqui, onde podem ver que durante a visita não faltou também a típica presença de um político em campanha... porque, como sabem, todo o político que se preze faz uma visita ao Bolhão... ainda que se sujeite a levar com os beijinhos repenicados e os impropérios das peixeiras!]

>>

After this post, I could hardly wait for the opportunity to visit the Bolhão Market in full activity and contribute with fresh articles from the local trade for my fridge.

The Bolhão Market is a landmark of the city of Porto - everyone recognizes the building and the willingness of sellers always ready to enter into conversation as if we knew each other.
No one should visit Porto without making a visit to Bolhão.

The construction of this two-storey building that occupies a city block bordered by four major streets of the city dates back to the early twentieth century. Besides offering the visitor fresh groceries as fruit and vegetables, meat and fish, delicatessen and cheese, bread and flowers, spices and souvenirs, or even restaurants with typical food, the market is surrounded by some of the oldest and more famous specialty grocery stores in town, such as Pérola do Bolhão.

It's only sad the state of decay that is spreading through the building, which means that there are already many shops closed, especially if you consider that the recovery project is promised for over 15 years... since then there were many proposals and it was even considered the careless demolition of the interior of the market to convert it into a kind of shopping... the rehabilitation is essential, but made consciously.

The Bolhão is a feast of colors, smells and tastes! To visit it was a delightful trip and I promised myself that I will do it more often - with the Metro at my door I have no excuses.
If you can, do the same in this and other traditional markets - there are habits that feels good to recover.

[+ pics here, where you can see that during our visit we had the presence of a typical political campaign... because, as you know, every politician worth its salt can't miss a visit to Bolhão!]


5 comments:

  1. I would love to stroll around that scenic market ! thanks for sharing !

    ReplyDelete
  2. Tenho a sorte de ter o frigorífico "verde" todos os sábados, com a vinda da Deolinda( a filha da senhora que cultiva os legumes ) que nos entrega tudo à porta. É uma das vantagens de se viver no campo entre agricultores, com a vantagem ainda de estar tudo tão fresco porque acabou de ser colhido. As cenouras cheiram a cenoura, as couves são estaladiças, os ovos de gema amarelo vivo,as nabiças, a salsa, o chuchu, os pimentos, os brócolos, etc...verdes e brilhantes.

    Ai o Bolhão, a Pérola do Bolhão, onde compro sempre pão de Padronelo, a Casa das Sementes... gosto sempre dos teus posts sobre a cidade, são bem contextualizados e com óptimas fotografias, o teu blog está muito bonito, Ana, gosto muito de passar por aqui :)

    ReplyDelete
  3. Obrigada, Maria! Não imaginas o prazer que me dá ler as tuas palavras, é uma honra ver que a autora de um dos meus blogs favoritos gosta de acompanhar também o meu :)

    E que sorte tens por receberes esses legumes frescos todas as semanas! Acredita que, embora goste muito de viver na cidade, cada vez mais me fascina essa vida mais calma do campo, é como se o tempo nos desse a oportunidade de desacelerar e aproveitar mais a vida - antes não compreendia, mas cada vez dou mais valor a isso e mais me atrai a ideia de renunciar à azáfama dos dias a correr e "sempre iguais" da cidade! Como agora moro mais perto do centro, aproveito estes passeios pelo Porto para admirar com mais calma o que de único e melhor esta cidade tem :)

    ReplyDelete
  4. O mercado do Bolhão é mesmo isso: profusão de cores, cheiros e sabores, como dizes. Boa reportagem:)

    ReplyDelete
  5. Obrigada Andreia!
    Adorei fazer compras no Bolhão - irei de certeza voltar mais vezes e aconselho :)

    ReplyDelete

Ana Pina | blog

All rights reserved | Powered by Blogger

^