{flickr favorites} jeweller's bench

Tuesday 18 January 2011

{ flickr favorites } jeweller's bench


As resoluções de ano novo continuam!
Ontem tive a minha primeira aula do Workshop de Iniciação à Joalharia. Serão 36 horas de formação divididas em exercícios simples, indicados para quem nunca pegou numa armação de serra, nunca se sentou num banco de joalheiro, nem sabe o que é uma estilheira. Sim, como eu!

Desde que comecei por iniciativa própria a criar as peças de bijuteria que a evolução tem sido grande e natural. No início eram as contas de vidro e os fios de algodão e com o passar do tempo não resisti às pedras semi-preciosas e aos metais. Mas quero mais. Sempre gostei muito de peças de joalharia, sobretudo em prata, mas o passo a dar em direcção às técnicas de joalharia propriamente dita é demasiado grande para dar sozinha. Sendo assim, depois de muito pensar e duvidar, decidi-me e inscrevi-me no Workshop de Iniciação à Joalharia da Contacto Directo. Será uma aventura e um desafio que espero vencer! Eu própria estou na expectativa... quem sabe se, depois desta primeira abordagem, não me decido finalmente por um curso de maior duração?

Para já passei 3 horas a serrar uma placa de latão... e a fazer crescer exponencialmente a minha admiração pelos joalheiros que passam horas de minúcia, muito trabalho criativo e físico, muita paciência e perseverança, para criar uma aparentemente simples peça... cada linha pseudo-recta que cortava com muito esforço fazia crescer a minha admiração. É um trabalho cansativo, mas acredito que depois de muita prática, seja também muito compensador! Aguardo o próximo passo com ansiedade...

Por isso hoje a edição de {flickr favorites} é dedicada a cenas de trabalho árduo no banco de joalheiro. Entre a inspiração do desenho, a perícia no uso das ferramentas e a dificuldade de domar o metal crescem peças surpreendentes que fazem com que todo o trabalho valha a pena! Duas das imagens são de uma das minhas joalheiras favoritas: Abigail Percy.

Mais mosaicos aqui.

>>

New Year's resolutions are on its way!
Yesterday I had my first class of the Workshop Introduction to Jewelry. It will be 36 hours of training divided into simple exercises, suitable for those who have never picked up a piercing saw, never sat on a jeweler's bench and don't even know what a bench peg is. Yes, like me!

Since I begun by my own initiative creating jewelry pieces that the evolution has been great and natural. First there were the glass beads and cotton threads and then I couldn't resist to gems and metals. But I want more. I've always loved jewelry pieces, especially in silver, but the step towards the techniques of jewelry itself is too large to give alone. So after much thought and doubt, I decided to take part in the Workshop Introduction to Jewelry of Contacto Directo school. What an adventure and a challenge that I hope to win! I myself am wondering... Who knows if, after this first approach, I finally decide to take a longer course?
Yesterday I spent 3 hours sawing a brass plate... and my admiration for jewelers who spend hours of detail, patience and perseverance in a demanding creative and physical work to create a simple single piece grew exponentially... each so-called-straight line that I tried to cut with much effort made my admiration grow. It's a tiring work, but I believe that after much practice is also very rewarding! I wait anxiously for the next step...

So today's {flickr favorites} edition is devoted to scenes of hard work on the jeweler's bench. Between the inspiration of the designs, the expertise using the tools and the difficulty of taming the metal grow amazing pieces that make all the work worthwhile! Two of the photos are by one of my favorite jewellers: Abigail Percy.

More mosaics here.

Share

7 comments:

  1. Fantástico! Estou ansiosa por ver uma peça nova saída desse workshop :)

    ReplyDelete
  2. Até eu... estou expectante e ansiosa!
    Olha que já não estou habituada a este tipo de desafios e acho que preciso mesmo ;)

    ReplyDelete
  3. Ooh! That's a great idea of you to take a course and expand your designs this way. I think it's hard work but so well worth it. Enjoy every bit of it as it will lead you to a whole new world!
    Love the workbenches - especially the right one on the lower corner!

    ReplyDelete
  4. Lindas imagens e parabéns pela nova formação! há muuuuuitos anos atrás visitei a contacto directo e adorei! Estou ansiosa por ver os novos trabalhos :)

    ReplyDelete
  5. Can't wait to see what you will create after your course ! Have fun !

    ReplyDelete
  6. Que boa iniciativa Ana! Parabéns! Gostei deata edição de flikr favorites!

    ReplyDelete

Ana Pina | blog

All rights reserved | Powered by Blogger

^